sábado, 3 de agosto de 2013

Quebrando a Banca

     21 (A Última Cartada (título em Portugal) ou Quebrando a Banca (título no Brasil)) é um filme de ação americano de 2008 dirigido por Robert Luketic e estrelado por Jim Sturgess, Kevin Spacey, Laurence Fishburne, Kate Bosworth, Liza Lapira, Jacob Pitts e Aaron Yoo. É inspirado na história verídica dos jovens mais brilhantes dos Estados Unidos - e de como eles ganharam milhões em Las Vegas de acordo como o relatado em Bringing Down the House, livro best-seller de Ben Mezrich.

    
      A história de estudantes superdotados e craques em matemática que ganhavam verdadeiras fortunas em Las Vegas dos anos 80 até o início de 2000 virou lenda viva nos Estados Unidos. Ganhou as páginas do tradicional jornal “The New York Times” e acabou virando história de livro, um best-seller que ficou na lista dos mais vendidos por 59 semanas, foi traduzido para 12 idiomas e serviu de inspiração para o roteiro de “Quebrando a banca”.

 
 
Mas o roteiro cinematográfico, naturalmente, ganhou mais drama e uma história de amor. Tudo inspirado nas experiências de Jeff Ma, que em cena virou Ben Campbell (interpretado por Jim Sturgess, de “Across the universe”). Estudante do MIT (Massachusetts Institute os Technology) e craque em matemática, ele precisa de dinheiro para pagar a faculdade de Medicina, quando é recrutado pelo professor (Kevin Spacey) para fazer parte da equipe de estudantes craques em 21 (Black Jack).

Reticente, Ben acaba topando a empreitada, mas promete a si mesmo que, assim que juntasse a quantia necessária para pagar seus estudos (cerca de US$ 300 mil), encerraria sua carreira de golpista. Na verdade, um dos primeiros pontos esclarecidos no filme é justamente esse: o que os craques da matemática fazem não é ilegal. Mas nem por isso os donos de cassinos vão deixar que eles quebrem as bancas impunemente.

O golpe do 21 era basicamente o seguinte: estudantes disfarçados como pequenos apostadores se posicionavam nas mesas de jogo, sempre contando as cartas, esperando que o baralho ficasse “quente”. Assim que isso acontecia, eles passavam sinais aos grandes apostadores –um deles o próprio Ben– para que eles entrassem no jogo e então ganhassem milhões. Quebrando a Banca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário,de sua opinião e exponha sua critica !